Tenho o diabo no corpo
- mariafedaita
- 1 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

Desde pequena que ouço "até a dormir tu não páras" "a rapariga tem diabo no corpo"!
Na minha infância comecei, segundo as histórias da minha mãe, a bater contra ela nos corredores lá de casa durante a madrugada ainda a dormir, a roubar comandos da televisão de um quarto para o outro, a espreitar pela janela .... Sonambulismo, portanto.
Nada de importante e até bastante frequente na infância. Tinha amigas com o mesmo: que se levantavam durante a noite e iam ao jardim, à cozinha ...
Mas conforme se vai lendo, isto tende a desaparecer na adolescência.
Enganam-se senhores especialistas!!!!
Eu, já a caminho dos meus 27 anos, sou uma sofredora nata do dito sonambulismo.
Sou alvo constante das piadas lá de casa (bullying portanto!) e, agora que casei, os episódios são minuciosamente retratados pelo senhor meu marido - sim, porque isto agora é constante, quase ao ponto de se tornar uma série.
Desde longas conversas sobre não se sabe muito bem o quê, a momentos em que me levanto a correr porque está um doente em paragem, a tentar trepar paredes ou movimentar móveis ... até ao cúmulo de acordar com a bela da água do chuveiro sobre a minha pessoa a umas boas 4 da manhã. Verídico. E agora tenho testemunha!
Fui pesquisar. Porque isto não me chateia mas a verdade é que o sono não tem sido assim tão revitalizante quanto isso.

O sonambulismo é considerada, vejam só, uma DOENÇA do sono (sou doente, pois então, crónica - quase capaz de dar atestado por incapacidade).
É mais frequente nas crianças com apneia do sono e nas crianças com enurese nocturna - coisa que nunca tive!
Como regra, o sonambulismo ocorre uma hora após o início do sono e não se repete na mesma noite.
O sonâmbulo raramente se lembra do sucedido caminha pela casa de um modo ordenado mas inconsciente, o que pode causar acidentes, como cair de escadas ou de uma janela, partir objectos, etc. De um modo geral, não existe agressividade, mas esta pode acontecer se o sonâmbulo for contrariado - pelo que estão já avisados a não interromperem a minha atividade noturna.
O ciclo de sono normal tem diversas fases e o sonambulismo tende a ocorrer nas fases de sono profundo, logo no início do sono.
O começo ou a persistência do sonambulismo na idade adulta é comum e, como regra, não se associa a nenhum problema psiquiátrico (alívio!).
Nos adultos, a sua prevalência é de 1 a 7%.
CAUSAS:
- A fadiga, falta de sono e a ansiedade podem ser factores desencadeantes - CONFERE! Os meus episódios de sonambulismo agravaram drasticamente em períodos de mais stress.
- As alterações hormonais que ocorrem na adolescência, menstruação e gravidez podem igualmente ser um factor causal.
- A deficiência em magnésio é outra causa possível.
- No adulto, o sonambulismo pode ser causado pelo consumo de álcool, sedativos ou outros medicamentos.
TRATAMENTO
Como regra, não é necessário nenhum tratamento para o sonambulismo.
São importantes medidas de segurança que impeçam a ocorrência de acidentes.
Em alguns casos, pode ser útil o uso de sedativos como forma de reduzir o número de episódios de sonambulismo.
Em alguns casos, a hipnose parece ser benéfica no tratamento do sonambulismo.

Em resumo, ou me encharco em Xanax para acalmar a fera, ou solto uns trocos para umas sessões de hipnose. A outra opção é ficar assim e o pobre do marido que aguente (e as colegas de quarto do hospital!!! eheheh), enquanto podem!
Fonte:
saudecuf.pt
Comments