Papá, a Tecas quer muito ser médica. Pode pagar? Pode? Pode?
- mariafedaita
- 26 de fev. de 2017
- 2 min de leitura
Há muito que se ameaça a criação de um curso de Medicina no ensino universitário privado. Até aqui,tudo isto tem sido coerentemente travado.
Há poucos dias surgiu a notícia que a Universidade Católica assinou na sexta feira passada um protocolo que envolve a Universidade de Maastricht, o grupo Luz Saúde e a Câmara de Cascais para iniciar a criação de uma Universidade privada de medicina.
Sem palavras.
Vivemos num mundo onde, infelizmente, o dinheiro e o factor C desempenham um papel e um nível mais elevado que a dedicação e o mérito. Vivemos num mundo onde os interesses dos que são verdadeiramente ricos prevalece sobre a honestidade. E novidades?

Com meia dúzia de trocos o papá da Tecas acha que ela vai querer ser médica. A Tecas vai adorar passear-se pelo colégio com os cadernos mais caros da livraria num braço e no outro com a bolsa nova. A Tecas vai adorar não ter que estudar assim tanto, porque, no fim de contas, conseguiu (sabe-se lá como) ficar na turma A - A turma dos que querem medicina.
Não tenho nada, nada mesmo, contra colégios privados. Tenho amigos que os frequentaram e que, independentemente disso, se tornaram excelentes médicos, com mérito, dedicação e muito estudo.
Mas também conheço os que se tornaram médicos porque alguém (talvez o papá) assim o permitiu e fraquejaram quando afinal ainda não existia o método de estudo que uma faculdade de medicina exige. Contra isso, nada!
Mas o melhor é que a Tecas, afinal, passeou de mais no colégio, passou imenso tempo com os amigos do surf e, apesar de ter brilhado com as suas madeixas californianas típicas, não entrou na faculdade de medicina. O que interessa?
- Papá, a Tecas queria tanto ser médica. Pode pagar? Pode?!
- Claro Tecas, o papá vai já resolver isso.
E em breve o papá da Tecas vai poder pagar uns míseros 20 mil euros anuais para ela passear a bolsa imaginem só .... na Católica.. melhor, em Cascais!!! (chique, não?)
E como se não bastasse, vai ter aulas com os melhores professores que a universidade holandesa de Maastricht irá ceder. Sim, porque se é para ser a sério, logicamente que não vamos pôr os portuguesolas (coitados) a ensinar a Tecas.
Portanto, mais uma vez, neste país, continuará a ser possível pagar para que alguém, para que todos, possam ser doutores. Para que a vida de muitos esteja depois nas mãos de alguém que simplesmente pagou para ser doutor.
Já diz a minha avó: "Isto hoje todos querem ser doutores" e, como já li algures "
Há tantos doutores que não há nada de especial em ser doutor".
Triste.
Comments