top of page

As 20 coisas que ninguém te diz antes de engravidares!

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 24 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

Um bebé a caminho é, sem dúvida, uma felicidade geral instalada: um mundo novo, futuros avós histéricos, tios a caminho super entusiasmados, amigos e, principalmente, futuros pais que não sabem onde se vão meter.

Começam as mudanças muito cedo, principalmente para nós mulheres... e se vos dizem que um bebé a caminho é uma dádiva maravilhosa, um momento único na vida, há 20 coisas que vos vão acontecer e que devem saber: (digo eu sem uma grande experiência no tema, mas já na reta final da gravidez)....

******

1. Vais-te tornar, inevitavelmente, num ser estranho que fala por "semanas mais x dias". E todos te vão olhar de lado.

2. Vais fazer 10 000 exames, análises e picadas constantes, visitas infinitas ao obstetra ... e portanto vai haver uma constante pequena ansiedade associada a isto.

3. As tuas hormonas ficam completamente descontroladas - com variações por trimestre. No primeiro trimestre vais explodir com tudo e todos porque vais andar enjoada e sem vontade de ouvir os outros, no segundo trimestre a coisa melhora e no terceiro estás prestes a explodir e só apetece rebolar de tão pesada que a barriga se pode tornar (e tu no geral!)

4. Vão insistir constantemente para que comas por dois!

5. Vão fazer de ti um pequeno grande ser inválido:

"Deixa que eu levo isso"

"Não pegues nesse saco"

"Senta aí que ficas inchada"

6. Vais ouvir sempre quem diga "que barriga tão pequena, vai nascer desnutrida" ou os que amavelmente sussurram "está enorme a barriga, não te vais escapar da cesariana que a rapariga deve ser enorme".

7. Quando te perguntam "quando nasce?" (só Deus sabe!), muitos vão comentar de seguida o signo da criança.

8. Ou vais dormir desalmadamente nos primeiros três meses, com direito a adormecer onde quer que pares por mais de 30 segundos, ou vais ter noites assombradas pelas insónias no terceiro trimestre.

9. A tua bexiga vai-se tornar exponencialmente minúscula, ao ponto de te levantares 4 ou 5 vezes durante a noite, meia sonâmbula, sem a certeza se é mesmo vontade ou se já só estavas a sonhar com urinas.

10. Vais ter que te habituar a acertar com o xixi no copinho.

11. Tratar da depilação em casa, especialmente das virilhas, a partir do 7º mês é missão impossível. Por muito que espreites! E os pêlos vão crescer desalmadamente.

12. Vais levar com valentes pontapés ao ponto de deslocar costelas flutuantes - sim, aqueles pequenos seres conseguem ser autênticos lutadores de Wrestling quando estás quase quase a adormecer.

13. Vais deixar de conseguir dormir de barriga pra baixo, barriga pra cima, virada para a direita .... conclusão: tentas virada para a esquerda e ganhas quase uma úlcera de pressão na anca, uma dor nas costas, no ombro esquerdo, no pescoço .... enfim!

14. Vais precisar gradualmente de uma grua para te levantar do sofá! Ou vais ouvir as piadinhas ao lado "Ou-ou-paaaaa"

15. Vais jantar fora desconsolada de cada vez que tens que pedir para fazer 10 mil ajustes ao menu: carne bem passada, sem salada porque não se sabe como a lavam e não és imune à toxoplasmose, para tirar a casca dos cubos de maçã ...

16. Vais levar com comentários de alguns deprimidos pais

"Aproveita agora para descansar, porque eu já não durmo há 4 anos"

"Ui tu dorme agora, depois vais hibernar em modo zombie"

"Sai agora, diverte-te (quando estás enorme e com vontade zero de ser vista em público), porque depois nunca mais vais saber o que é ter vida"

17. Quando te empenhas em fazer algum exercício físico com autorização óbvia do médico, vais ouvir que te "queres tornar na Carolina Patrocínio? Gostas daquela barriga? Não é saudável"

Mas na verdade abafas com as caminhadas e já te sentes esgotada só com o respirar no Pilates.

18. Vais levar com as tradicionais análises do povo sobre a tua barriga

"Isso ainda vai ser menino, a barriga é muito redonda"

ou

"Está tão bicuda esta semana a tua barriga, vê-se mesmo que é menina"

"Ahh barriga de menina empinadinha"

19. Quando dizes o nome que escolheram vais ouvir

"Ohhhhh tão lindo, adoro adoro adoro, era o nome que dava à minha filha"

ou os que dizem

"Ui a sério? Porquê? Ainda vão pensar melhor não é? Ainda têm tempo"

ou os

"Ahhhhh" com cara que nem percebes se falaste chinês ou se não gosta só.

20. A tua roupa não te vai servir. E vais chorar deprimida em frente ao espelho porque não vais entrar naquele vestido que achavas que ficava super sexy grávida.

A tshirt vai empinar na barriga

As terríveis calças de grávida fazem calor na barriga com aquela cinta

Os soutiens vão estrebuchar

As saias fazem-te um mamute

E vais odiar ter que usar leggings porque até são confortáveis

Haja animação!

Tirando isso, é mesmo a melhor fase da vida!

E vale a pena o "pequeno sofrimento" (e não digam que grávida não sofre) quando ouves um coração pequenino a bater na ecografia ou vês uma mão com o dedo a chuchar ... vale a pena!


Comentários


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page