top of page

Coisas realmente úteis a comprar na gravidez!

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 8 de out. de 2018
  • 4 min de leitura

A gravidez, por si só, é uma fase em que os gastos são muitos. Muitas vezes não por nós, mas pelo próprio enxoval do bebé que teimamos em aumentar, mesmo sem saber muitas vezes se aquilo vai ser realmente preciso. Quanto a essa parte, ainda não posso aconselhar. Mas no que toca à parte de grávida, existem milharessssssss de coisas que vos vão impingir "Vai ver que vai dormir melhor", "Isto é ótimo para grávidas" ... e nós, pobres seres dominados pelas hormonas, deixamo-nos ir.



De um modo geral, acho que se consegue ter um gravidez plena, sem investir em mundos e fundos numa fase que é apenas passageira. Acho que se consegue gozar o momento comprando só meia dúzia de coisas que, para mim, fizeram a diferença.


1. Cuidados pele e prevenção de estrias


Este é o meu grandeeeeeeeeeeeee conselho, sem dúvida. Se tivesse que escolher apenas uma coisa que não dispensaria eram os cremes para o cuidado da pele e prevenção de estrias... que por si só já são bem dispendiosos, portanto, parece-me um bom investimento a longo prazo.

Ainda demorei a chegar ao top 2, experimentei alguns, mas de longeeeeee que estes são os melhores:

- Woman ISDIN antiestrias (o antigo Velastisa da mesma marca)

- Bio-Oil

Utilizo o primeiro de manhã porque é de absorção rápida e permite que nos vistamos logo de seguida, com uma máxima hidratação. Como não tem nenhum cheiro intenso, para mim fez diferença nos primeiros meses de enjoos. Utilizo no corpo todo.

O Bio Oil utilizo à noite, antes de me deitar, na barriga, peito e coxas. A versão óleo exige mais tempo para secar, mas a verdade é que a hidratação que ele fornece é inacreditável.

Para já os resultados a nível de estrias são bons ... vamos ver no pós parto.

2. Roupa de grávida, o terror!

Vivi uns inícios de gravidez aterrorizada com a possibilidade de ter utilizar roupas de grávida, que não lembram nem ao menino Jesus.

Contudo, como a maior parte da gravidez se passou durante o Verão, até tive sorte pois consegui passar a maior parte do tempo com vestidos leves e fluidos, que, claro, facilitaram muito a vida. Consegui manter os "meus" até agora ao finzinho e limitei-me a comprar dois agora na reta final, em algodão com licra para ser mais confortável e que podem muito bem ser usados depois.

As calças - outra tragédia! Há muitas marcas daquelas casas tradicionais de roupa de bebé que têm bastante oferta, mas eu achei terríveis!!!!! Parecem modelos de 1947, com cores péssimas.

Precisei de largar as minhas calças (depois de muitas lágrimas e tentativas de fechar o botão) por volta das 20 semanas, mais coisa menos coisa. E aí indicaram-me a H & M, linha de maternidade... que foi essencial para eu manter a minha sanidade mental no que toca a indumentárias. Como é verão, comprei umas calças de ganga e umas brancas - modelos super atuais, que nem se dá por ela que são de grávida. Uma pessoa tenta "recusar" que vamos precisar delas, mas a verdade é que são muito confortáveis para sustentar a barriga.


Quanto ao resto da roupa, não comprei praticamente mais nada - uma ou outra blusa mais larguita, mas mantendo-me fiel à Zara, felizmente.



3. Meias elásticas de compressão


Isto é mais um conselho muito útil para quem passa muito tempo de pé ou sentada ... No geral eu acho que todas as grávidas deveriam usar, porque garanto-vos que as meias de compressão fazem uma diferença medonha. Mas atenção, não são meias de descanso. São meias de compressão. Estas meias aplicam um certo grau de compressão maior na zona do tornozelo e que vai diminuindo até à coxa, o que permite que o sangue flua para cima. Eu prefiro as meias até à raiz da coxa, as collants e as especificas de grávida não me convenceram, pois tornavam-se incómodas na barriga.



4. Juntar uns trocos para packs de massagens, unhas, cabelo ...


Acreditem ... vai haver alturas em que não se vão sentir, de todo, lindas e maravilhosas. Muito pelo contrário. São mudanças no corpo brutais, são hormonas saltitantes, um humor irritadiço ... Guardem um tempo e uns troquinhos para investir numas massagens (já falei aqui no blog na importância e utilidade das massagens de drenagem linfática na gravidez), cuidem das vossas unhas, vão de quando em quando em cabeleireiro. Vai-vos fazer sentir, nem que seja momentaneamente, mais bonitas, mais cuidadas ... vai cuidar-vos da auto-estima e da sanidade mental.

5. Soutiens


Mais uma grande mudança vos espera ... logo desde início vão notar o peito mais dorido, mais sensível e incrivelmente maior. Os soutiens habituais podem-se tornar incómodas ou com pouco sustentação, por isso acho importante investirem num ou outro para que se sintam mais confortáveis. Como no pós parto vão precisar de soutiens de amamentação, pode ser já útil aproveitar e comprarem destes. São muito confortáveis, é verdade.

Eu optei por comprar na Women Secret, Primark e na Verbaudet (online).

Outro conselho vai para os tops de desporto - não se descuidem nesse ponto. Andar ali com as mamarocas aos saltos não vai ser de todo confortável.

O que não usei!

Muita gente me falou noutras coisas que podiam ser úteis na gravidez. Uma delas a almofada da grávida. Confesso que comprei uma 2 em 1 - daquelas que são também almofada de amamentação. Mas não usei! É verdade que se torna muito difícil dormir nesta reta final por causa da posição. Mas como apanhei o Verão, a almofada acabava por me fazer um calor de doidos e por isso ainda me sentia pior. Resolvi a situação com uma almofadinha pequenina de vez em quando que já tinha cá pra casa no meio das pernas ou para apoiar a barriga. Não terá sido assim tão em vão porque espero usá-la para amamentar.


E pronto - continuo a achar que com isto já fazem a festa!

Coisas que achei realmente úteis e que me permitiram viver, até agora, uma gravidez tranquila.

É só um resumo do que mais utilizei, claro está que ficam abertos os comentários para sugestões e outras dicas.



Comments


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page