top of page

Os meus essenciais na amamentação!

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 14 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

A amamentação sempre se demonstrou um tema bastante controversa no mundo das mais recentes mães. Na verdade, a amamentação pode ser um bicho de sete cabeças para muitas mães de primeira viagem, como eu, mas com as ajudas certas pode-se tornar mais fácil. Por todos os benefícios que pode trazer aos nossos bebés, não custa tentar!

Também eu precisei de algumas ajudas e alguns "utensílios" para que a tarefa se tornasse mais fácil. Tive bastante sorte, confesso, porque nunca tive problemas com a subida do leite, dores ou afins ...

Deixo-vos algumas das coisas que utilizei e utilizo no processo de amamentação da Benedita.

Purelan é o bem mais precioso nisto da amamentação. É assim um estilo de creme milagroso, que devem aplicar sempre depois de cada mamada. A vantagem é que não precisam de retirar da próxima vez que o bebé for mamar. Com isto evitam todas as fissuras no mamilo e gretas que se podem tornar um pesadelo, mantendo o mamilo sempre bem hidratado. Não dispenso.

Os protetores de silicone são os meus fieis amigos. Sei que muita gente fala das suas desvantagens, nas potenciais cólicas do bebé, da falta de contacto com a mãe. Discordo totalmente. Desde os primeiros dias que tive necessidade de os utilizar por não ter um mamilo suficientemente saliente. A verdade é que se tornaram os meus melhores aliados. São super finos, com um recorte que permite o contacto direto com o bebé e pouco ou nenhum ar se acumula - na verdade a Benedita nunca foi dada a cólicas, para já! Eu utilizo os da Chicco. Existem em dois tamanhos S/M ou M/L de acordo com a vossa mama.

A bomba de extração de leite é outro utensílio muito importante nestas andanças da amamentação. Confesso que ainda não a utilizei muito, porque ainda estou em casa e consigo gerir os horários da amamentação. Em casos de SOS lá vai um suplemento, que também não morre ninguém. Após alguns conselhos, decidi comprar a da Phillips Avent. Das vezes que a utilizei pareceu-me ótima. Não provoca nenhuma dor, tens várias velocidades e modos de extração, em tudo semelhantes à sucção do bebé. Podem necessitar dela logo no inicio caso necessitem de fazer alguma estimulação inicial. Vem com um biberão incorporado para colher o leite.

As conchas coletoras de leite foram minhas amigas apenas ali na fase inicial da amamentação. São importantes porque deixam o mamilo respirar devido às suas aberturas, mas com o aumento da produção de leite, confesso que me causavam algum desconforto, pois o leite acumula-se na parte inferior e quando havia algum descuido e me baixava ..... pimba!!! Leite everywhere! Quando a produção de leite se começa finalmente a "organizar" e a estabelecer, já não há estes malditos vazamentos e elas tornam-se desnecessárias.

Os discos absorventes antibacterianos esses sim são o pão nosso de cada dia. Utilizo sempre! As pequenas perdas de leite são inevitáveis e por isso, estes são uma excelente opção para nos prevenirmos. Colam diretamente no soutien e têm uma excelente absorção. Devem ser trocados regularmente para evitar infeções pela acumulação de leite. Utilizo destas duas marcas e gosto!

A almofada de amamentação dá um jeitaço ali no início. Quando não sabemos bem como lhes pegar, nem onde os apoiar. Parece que se vão partir e com a almofada torna-se bastante mais fácil mantê-los e manter-nos confortáveis. Com o passar do tempo deixei de a usar, porque ela já ficou maior e eu com mais prática no assunto. Mas sem dúvida que é bastante útil. Mais tarde podem usá-la para apoiar o bebé quando se começar a sentar.

Os discos de termogel são também bastante utilizados por muitas mulheres durante a subida do leite. Podem ser aquecidos no microondas ou arrefecidos no congelador. Confesso que comprei, mas não cheguei a utilizar porque, como disse antes, a subida do leite foi super tranquila. Mas fica a dica.

De resto, o essencial mesmo mesmo é muita paciência. Os primeiros tempos são super complicados. Estamos nós e o bebé a aprender a mamar, estamos doridas, desconfortáveis, sensíveis, irritadiças e com privação do sono. Mas com o tempo a coisa melhora.

Boa sorte e nunca deixem de tentar.

 
 
 

Comments


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page