É hora do banho!
- mariafedaita
- 13 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
A hora do banho é um ritual muito importante para os bebés.
Nas primeiras semanas é normal que o seu bebé não goste deste momento: sente-se desamparado e as diferenças de temperatura são um terror. Mas há coisas que pode fazer para que ele se habitue e passe, inclusivamente, a adorar o banho, tal como aconteceu com a Benedita.
1. A hora ideal
Na verdade, não existe uma hora ideal pré definida para o banho do bebé. Terão que experimentar o que melhor resulta com o vosso. A maioria dos bebés fica relaxado depois do banho e por isso o final do dia ou a noite podem ser uma boa opção, pois vai fazer com que se torne mais fácil adormecer.
Se, pelo contrario, o seu bebé fica excitado com o banho e muito desperto, o período da manhã pode ser preferível.
O mais importante é que mantenha sempreeeee esta rotina.
2. A temperatura ideal
A temperatura da água deve estar por volta dos 37ºC. Deve primeiro colocar a água fria e só depois água quente até atingir a temperatura, que deve medir com um termómetro de água. Vá mexendo a água para que a temperatura fica uniforme e não se criem "poços" de água quente ou fria. De qualquer forma, confirme sempre a temperatura antes com o cotovelo.
Deve também ter atenção à temperatura do ambiente onde o bebé vai tomar banho - deve estar ente os 23 e 25ºC.
3. Tudo preparado
Antes de levar o bebé para o banho deve ter tudo previamente preparado. Isso inclui: toalhas para limpar o ratinho e genitais antes do banho; toalha estendida; fralda e creme para o rabinho; body e pijama ou a roupa; creme de corpo e rosto, escova ou pente; gel de banho e champô.
Os produtos como o gel de banho e champô não precisam de ser utilizados diariamente, caso vejam que deixam a pele do bebé mais irritada ou mais descamativa.
4. Quantas vezes por semana
Também neste ponto vão ter que chegar a um consenso com o vosso bebé. No início, como ela não gostava do banho, apenas o fazíamos dia sim dia não. Atualmente ela adora e fica super relaxada, por isso damos banho diariamente, nem que às vezes seja um momento rápido.
É importante manter a rotina, mas quando não conseguimos, um dia sem o banho não morre ninguém.
5. A banheira
Existem várias opções no mercado, de várias formas e feitios. Nós optamos pela banheira ergonómica Shnuggle. Esta pode ter várias vantagens para o bebé, porque eles ficam sentados e pode simular a posição fetal. Ficam também quase totalmente submersos na água o que pode simular o ambiente uterino. Está provado que esta posição ajuda também na parte das cólicas e torna-se mais fácil para os pais porque não precisam de virar o bebé, principalmente no início que ainda andamos a medo.
Esta banheira pode ser usada desde o nascimento até aos 12 meses., com capacidade para 2L de água e super prática de guardar.

Comments