PRÉMIO NOBEL DA MEDICINA
- marta campos
- 6 de out. de 2016
- 1 min de leitura

Depois de William Campbell, Satoshi Omura , May-Britt Moser, John O'Keefe, James E. Rothman ou Robert Geoffrey Edwards, chegou a vez do investigador Yoshinori Ohsumi do Instituto de Tecnologia de Tóquio no Japão...
Foi distinguido com o prémio Nobel da Medicina devido à sua "descoberta dos mecanismos de autofagia" .... (Autofagia??! Sorry? .. ´Mas que é isso?´, perguntam vocês...).
Simples... Segundo este senhor, as nossas células têm capacidade de se "comerem" a si próprias, digamos assim, permitindo à célula em estado de desnutrição redistribuir os nutrientes. Importante em processos fisiológicos como a adaptação à fome ou em resposta a infeções.
Estes investigadores perceberam que a célula envolvia os seus constituintes em membranas e formava pequenos sacos, que eram transportados para um compartimento de "reciclagem" e destruídos.
Digamos que as malucas comilonas das células lhe valeram uns míseros 830 mil euros, mais coisa menos coisa!
Vale a mensagem final do investigador japonês que "Aos jovens gostaria de dizer que nem toda a investigação pode ter êxito, mas é importante definir um desafio", afirmou o biólogo, que reconheceu que a sua descoberta teve muito a ver com sorte. (Há gente com sorte, hein?!)
Comments