top of page

Doutora, tem mesmo que ser com a 'pendural'?

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 24 de fev. de 2017
  • 2 min de leitura

Não, não tem mesmo que ser.

A epidural é uma técnica utilizada por anestesistas que nos permite administrar medicação para diminuir a dor através de um cateter colocado no espaço epidural, na coluna vertebral.

Quando explicamos esta técnica, basta falar em "picar na coluna" que os olhos se arregalam e os tremeliques aparecem... Pensar numa agulha a entrar na coluna pode, de facto, não parecer o mais belo dos cenários.

Vamos então saber para que serve, as vantagens e como se coloca ...

Para que serve?

O bloqueio epidural serve para bloquear a dor . É colocado um cateter muito fino num espaço que existe ao nível da nosso coluna vertebral e a partir dele injetamos medicação - um anestésico - que vai atuar no espaço epidural da coluna e bloquear os nossos nervos. A partir daí deixamos de "sentir" certos e determinados locais, conforme o local onde esta é feita.

A epidural é mais conhecida por ser frequentemente colocada nas grávidas - o cateter fica na coluna lombar e, como tal, vamos ter um alívio da dor do trabalho de parto.

Contudo, ela pode ser feita a qualquer nível da coluna vertebral, daí os segmentos que queremos anestesiar poderem ser os mais variados: desde pernas, a barriga, pelve, tórax ... Portanto, a epidural é uma técnica que não se restringe apenas Às grávidas, mas que pode também ser usada numa infinidade de cirurgias.

Quais são as vantagens de fazer uma epidural?

- O controlo mais adequado da dor durante o trabalho de parto ou no pós-operatório de uma cirurgia é a principal vantagem da epidural. Isto consegue-se através da administração de um anestésico pelo cateter, que pode ser feito de forma contínua ou apenas quando a dor se torna mais forte.

- A mãe consegue participar ativamente no parto;

- Evita a necessidade de uma anestesia geral em pessoas com doenças graves cardíacas ou respiratórias;

Como é feita a epidural?

- A epidural é feita com o doente ou grávida sentado ou deitado de lado.

- Depois de bem posicionado, é administrada uma pequena anestesia local no sítio da picada, nas costas. Aí vai sentir uma espécie de ardência e sensação muitas vezes descrita de "vidrinhos a entrar na pele"

- Depois, o anestesia colocará uma agulha nas costas do doente, que sentirá uma pressão na coluna. Depois de encontrado corretamente o espaço epidural, é colocado um cateter bastante fino e este é colado com adesivo à pele para que não saia do sítio.

- A partir daí, pode ser administrada medicação para aliviar a dor.

Quais são os efeitos laterais?

Depois de realizar a epidural pode haver:

- diminuição das tensões arteriais;

- dor no local da picada;

- raramente, dores de cabeça quando se levantam;

- dificuldade / incapacidade em urinar momentâneas;

- Sensação de pernas pesadas ou formigueiros;

Muito muito raramente:

- Reações alérgicas

- Infeção do sítio do cateter

- Tonturas, zumbidos e gosto metálico na boca

- Hematoma

- Lesão de um nervo;

Espero que ajude a acabar com o medo e receio pelas epidurais. É uma técnica segura, realizada centenas e centenas de vezes num hospital.

Dúvidas?

Commentaires


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page