Há os pais que caem para o lado e os que só querem estar do outro lado!
- mariafedaita
- 12 de abr. de 2017
- 3 min de leitura
Ainda há pouco tempo surgiu uma polémica acerca do benefício ou inconveniente dos pais assistirem às cesarianas.Eu, que tenho andado por aqueles lados, não consigo criar uma opinião segura e única. O que é certo é que andar ali no meio dos mais recentes e entusiastas papás dá para um grande filme.
1.

O papá corajoso
Este é o papá que no parto normal está ali ao lado da mulher. Dá-lhe a mão fervorosamente e grita enquanto ela puxa "Força querida! Força. Está a chegar o nosso bebé! Estás a sair-te muito bem"
" Não pares por favor, tu consegues"
"Força querida"
Ou o papá que entra orgulhoso para a cesariana e diz:
"Estás bem querida?" (ela meia enjoada) "Vá aguenta lá essa impressãozita que não tarda nada está despachado"
Boa intenção.
2.
O papá caguinchas
Este é o papá que desde logo se recusa a estar presente na cesariana em que tudo está tapadinho e que nem quer sequer pensar em assistir ao parto normal. Pisga-se para um cafezinho para ver se cola e se esquecem dele.
3.
O papá que quase chegou lá
Este é o papá que, coitado, é caguinchas, mas decide fazer o esforço da vida dele.
É o papá que decide entrar porque "Ora então, é o meu filho que vai nascer, tenho que conseguir". Mas é o papá que entra, se senta ao lado da mulher ou está ali ao pé de mão dada, e que vai escorregando escorregando escorregando meio discretamente e pumbaaa!!! Cai redondo. Pálido, a tremer, a suar.
E aí é o cabo dos trabalhos. Lá vai a anestesista e a enfermeira socorrer, levá-lo a apanhar ar, um copinho de água.
Pobrezinho.
4.

O papá absolutamente sádico
Este é o papá mais estranho, mas que, de vez em quando, vai dando ar de sua graça lá pelo serviço.
Toda a gente sabe (ou desconfia) que o parto normal não é um filme giro de se ver, pelo menos na fila da frente. Não é! Ai e tal é um momento único, o bebé a sair da mãe, uma obra da natureza ... esqueçam! É um momento sujo, muito sujo, de cortar a respiração.
Mas mesmo assim há aquele papá que em vez de assumir ali a posição lateral a dar a mãozinha e tal, decide passar para a frente do dito pano e ver bemmmmmm de perto o panorama.
"Pai não esteja aí, não precisa de estar a ver assim tão de perto"
"Ai mas eu gosto. Quero ver mesmo o meu bebé a sair"
Pobrezinha .... da mulher! Não digam que o homem continuará a ver aquela vagina nos mesmos moldes. Não pode!
5.

O papá fofi fofi cuxi cuxi
Este é o papá amoroso ... em demasia. Este é o papá que abraça e diz palavras como "Força fofinha, és a mulher da minha vida, uma heroína, uma guerreira"
"Aiiii vem aí a nossa coisinha mais lindaaaa"
O papá que sai desesperadamente da sala do bloco porque o bebé já nasceu, vai vesti-lo, tira 20 mil selfies e fotos, envia para todos, abraça e enche de beijos o mais recém-chegado, mesmo que ele esteja ali ainda sujinho de nhanhas e mecónios e coisas.
6.
O papá que não aparece
Este é o papá que nem se sabe do paradeiro. É triste, é verídico e acontece.
Jovens, sozinhas, por vezes caídas desamparadas. De vez em quando lá vem uma mãe ou uma irmã. Outras não. Mas não fica sozinha. Aí lá vamos nós ser o papá.
Note-se, é bom, é uma animação. Todos os dias! O dia inteiro!
Comentários