top of page

Tatuagens: quais as implicações na realização de certos exames ou procedimentos médicos?

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 22 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Cada vez mais vivemos num mundo em que as tatuagens e os piercings fazem parte do dia a dia. Cada vez mais nos deparamos com desenhos exuberantes a cobrir áreas extremas da pele, cores diferentes, em locais mais ou menos adequados.

Mas sabia que tudo isso pode ter implicações médicas?


Todos sabem que o ato de realizar uma tatuagem traz, associadamente, um risco inerente de contrair doenças infeciosas, como o tétano, hepatite B ou C, ou até desenvolver reações alérgicas aos corantes. Curioso que a tinta vermelha, azul ou verde das tatuagens está associada a um risco aumentado, por exemplo, de alergias.

Para além disso, podem surgir mais tarde problemas de pele, como a formação de granulomas, descamação ou lesões de psoríase.


Houve também relatos de casos em que, após biópsias de gânglios na região da axila, se encontraram pequenos fragmentos dos corantes da tatuagem. Isto porque ele invade o sistema linfático e, tal como acontece com as metastases dos cancros, pode aparecer em locais mais distantes.


O que muitos não sabem é que, por ter uma tatuagem, poderá ser impedido de fazer certos exames, procedimentos ou técnicas médicas.


Como são feitas as tatuagens?

As tatuagens são desenhos ou marcas feitas através da introdução de pequenas gotículas de tinta através de uma ou várias agulhas, que perfuram repetidamente a pele.


Sabia que ...


  • Ao fazer uma Ressonância Magnética, determinados constituintes metálicos de algumas tatuagens podem interagir com o campo magnético, criando uma sensação desconfortável em queimadura, com inchaço. Há, inclusivamente, relatos de casos de queimaduras de 1º e 2º e graus. Certas regiões, como tatuagens próximo aos olhos, têm mais tendência a queimaduras.


  • Se houver necessidade de fazer uma epidural ou uma técnica loco regional como anestesia para uma cirurgia ou para trabalho de parto, pode não ser possível realizar se o desenho da tatuagem ocupar o local da picada, se fez a tatuagem há menos de 4 semanas, se existem alterações da pele junto à tatuagem como descamação, vermelhidão, edema.

Isto poderá implicar, por exemplo, que tenha que ser submetida a uma anestesia geral desnecessariamente para uma cirurgia ou mesmo para uma cesariana.


Caso certas técnicas, como a epidural, sejam executadas numa região tatuada pode existir o risco de migração do corante para o sistema nervoso central, resultando em infeções ou outras alterações neurológicas.






Portanto, antes de fazer uma tatuagem, pondere claramente os riscos/benefícios e, principalmente, faça-a num local de confiança, certificando-se de todos os cuidados de higiene do local, dos materiais e dos tatuadores.


Comments


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page