Medicina Anti-Envelhecimento
- mariafedaita
- 11 de mai. de 2018
- 3 min de leitura
A medicina Anti-Aging (Anti-Envelhecimento) é a medicina da qualidade de vida, da optimização da saúde e da longevidade. É uma medicina que actua nas causas básicas do envelhecimento, ao invés de se focar nas suas consequências.
Sim, não há promessas de vida eterna… A Medicina Anti-Aging não pára o tempo, mas pode contribuir de forma decisiva para atrasar o nosso relógio biológico, reduzindo substancialmente a velocidade com que envelhecemos e a probabilidade do aparecimento da doença.

A quem se dirige a consulta Anti-Envelhecimento?
- A todos aqueles que pretendem optimizar a sua saúde, atrasar o ritmo do envelhecimento activo e reduzir a probabilidade do surgimento de doenças (cardiovasculares, osteo-articulares, neurodegenerativas, tumorais entre outras).
- A todos os homens e mulheres que pretendem melhorar a sua qualidade de vida, recuperando vitalidade e energia, e melhorando pelo caminho a sua aparência física.
- A todas as pessoas que sentem o organismo físico e mentalmente exausto, com deficit de energia e portanto, a todos os que pretendem rejuvenescer as suas capacidades físicas e intelectuais.

Quais os benefícios de um programa Anti-Envelhecimento?
Melhoria do rendimento intelectual;
Melhoria da condição física;
Aumento do tónus e massa muscular;
Melhoria da flexibilidade articular e dos reflexos;
Perda de peso / Emagrecimento;
Melhoria de sintomas derivados de declínios hormonais como a irritabilidade, a tristeza e a depressão;
Eliminação de rugas e de marcas de expressão;
Rejuvenescimento cutâneo, com recuperação do brilho da pele;
Melhoria da libido;
Optimização da saúde e prevenção de doenças

A utilização de Hormonas Bioidênticas no âmbito do tratamento de reposição hormonal tem aumentado gradualmente ao longo dos anos e a Dra Ana Rita Teles, especialista em Medicina Antienvelhecimento, explica-nos um pouco as suas potenciais utilizações e vantagens.
O que são Hormonas Bioidênticas?
A nossa produção hormonal aumenta na puberdade e atinge o pico as 25-30 anos e esses níveis vão diminuindo até ao final da vida. Estes compostos (essencialmente testosterona, progesterona, estriol, vitaminas e extratos) têm uma estrutura igual às hormonais produzidas pelo nosso corpo. O que pretendemos é ajudar a controlar a descida dos níveis hormonais e torná-la menos abrupta, garantindo uma melhor adaptação aos efeitos do envelhecimento.
Estudos recentes da Harvard Health indicam que as hormonais bioidênticas são protetoras a nível cardiovascular, sendo que as pessoas que as tomas estão mais protegidas contra AVC ou trombose venosa profunda.
Em que casos podem estar indicadas?

Nas mulheres, podem ser utilizadas em casos de sinais de défices hormonais - ciclos menstruais menos regulares, cabelo mais fino, secura vaginal, diminuição da líbido, dificuldade no controlo do peso, cansaço, falta de energia, pele seca, bem como em casos de sinais clássicos de menopausa: suores noturnos, aumento da temperatura corporal, irritabilidade, ansiedade.
No caso dos homens, as hormonais bioidênticas podem ajudar no controlo de sintomas como o aumento de peso, perda de força e massa muscular, diminuição do desejo sexual, ansiedade, depressão, aumento do tamanho da mama, défice cognitivo, entre outros.

São necessários alguns exames antes de iniciar o tratamento?
Antes de iniciar o tratamento deve ser feito um estudo hormonal para verificar a existência de défice e o grau de diminuição dos níveis hormonais.
Como é o tratamento?
O tratamento é individualizado e adaptado às necessidades de cada um com uma monitorização ao longo do tempo, para ir adaptando as doses e vendo os efeitos, sempre com um controlo analítico.
De um modo geral, passa pela utilização de comprimidos e cremes, aplicados especificamente em zonas de pele mais fina para uma melhor absorção.
Quanto tempo demora a ter efeito?
Na maioria dos casos, ao fim de dois meses de iniciar o tratamento há uma melhoria clara e evidente.
Quanto pode custar um tratamento?
Os preços da manipulação hormonal dependem bastante das dosagens. Um creme, por exemplo, que dará para dois meses, pode ir de 30 a 70 euros.

Dra Ana Rita Teles
Commentaires