top of page

Ginástica abdominal hipopressiva

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 28 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Certamente que já ouviram falar, ultimamente, nos abdominais hipopressivos, conhecidos como um ótimo exercício para fortalecer o músculo da parede abdominal.

São uma excelente aposta neste período pós parto e, por isso, tenho andado mais dedicada a eles nestes tempos.

Mas afinal, quais os seus benefícios e como devem ser feitos?

Para que servem?

A técnica postura hipopressiva consiste em exercícios que têm como objetivo fortalecer a parede abdominal e, invariavelmente, melhorar a nossa postura e "afinar" a cintura. São também excelentes aliados no âmbito do pavimento pélvico, prevenindo incontinências urinárias ou prolapsos genitais.

Para além disso, está também provado que podem melhorar o transito intestinal, aumentam a consciência corporal, melhoram a parte respiratória e a função sexual masculina e feminina.

Devem e podem ser feitos em qualquer idade.

Imagens: Low Pressure Fitness

Como devem ser feitos?

Os exercícios são relativamente simples, quando realizados de forma correta. Por isso, devem inicialmente contactar e informar-se com um profissional.

Deitado de barriga para cima e com os joelhos semi fletidos.

Comece por inspirar normalmente.

Quando deitar o ar fora, encolha a barriga para dentro, como se quisesse colar o umbigo às costas.

Mantenha essa contração e a pausa da respiração entre 10-20 segundos - com o tempo vai conseguir aumentar os segundos. Ao mesmo tempo deve sempre contrair os músculos do pavimento pélvico.

Encher novamente os pulmões com ar e relaxar a musculatura.

Os exercícios podem ser feitos deitado no chão de barriga para cima com os braços ao longo do corpo, sentado com pernas cruzadas, de pé inclinando o tronco para a frente ou com os quatro apoios no chão.

Quando devem ser feitos?

Deve fazer estes exercícios 3 a 5 vezes por semana, idealmente. Comece por fazer poucas contrações em cada sessão e vá aumentando gradualmente.

Os resultados começam a notar-se 4 semanas depois.

Agora que já sabem os benefícios da técnica, procurem um profissional dedicado e conhecedor desta área para começarem a incluir a técnica hipopressiva nos vossos treinos e no vosso dia a dia. Os resultados vão aparecer.

Comments


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page