top of page

O que não deve mesmo comer durante a amamentação!

  • Foto do escritor: mariafedaita
    mariafedaita
  • 31 de jan. de 2019
  • 2 min de leitura

Amamentar é um processo complexo, mas que quando bem sucedido se torna um momento único entre a mãe e o bebé. Já sabem de trás para a frente todos os benefícios do leite materno e, por isso, hoje falamos daquilo que devem evitar comer/beber durante esta fase, com risco de "passar" para o bebé através do leite.




A parte mais importante é que quanto mais diversificada for a sua alimentação durante a amamentação, o seu bebé será exposto logo a diferentes sabores e, por isso, tem maior probabilidade de que ele no futuro goste de uma maior quantidade de alimentos.

Para além disso, não se esqueça sempre de consumir diariamente 1,5-2L de água. A amamentação exige muita hidratação.



- Bebidas alcoólicas

Amamentar não significa ausência total de consumo de bebidas alcoólicas. Embora não seja aconselhado, se o fizer (125 ml de vinho =1 copo) faça preferencialmente depois dos 3 meses, depois de amamentar e espere algumas horas antes de voltar a oferecer a mama ao seu bebé.


- Chá verde, preto, chocolate, café ou bebidas energéticas em excesso

Consuma 200 a 300 mg por dia de cafeína (300 mg é equivalente a duas chávenas de café filtrado ou quatro chávenas de chá). Tentar que o consumo destes alimentos seja feito somente após a amamentação.

- O consumo exagerado de feijão, brócolos, couve-flor, repolho, ovo, alho, cebola, pimenta e batata doce pode estar associado ao desenvolvimento de gases por parte do bebé. Se notar alguma associação nas horas depois de amamentar, evite estes alimentos.


- O leite e derivados, soja, farinha de trigo, ovos, amendoim, castanhas e milho estão muitas vezes associados a reações alérgicas.

A menos que seja alérgica, não há razão para evitar estes alimentos. A investigação mais recente sugere que, se os comer quando amamenta e os introduzir na dieta do seu bebé durante o primeiro ano, ele tem menos probabilidade de desenvolver alguma sensibilidade ou intolerância alimentar.


- A dieta vegetariana não afeta o processo de amamentação e crescimento do bebé, desde que a mãe se certifique que recebe Vitaminas B12, D, cálcio e ómega 3 suficientes.



Comments


MARIA FEDAITA

SAÚDE E BEM ESTAR

© 2016 por Maria FEDAITA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page